sexta-feira, 21 de junho de 2013

Usina de Belos Montes

A construção da Usina de Belo Monte tem gerado polêmicas enormes em questão de benefícios e prejuízos que a mesma pode trazer.
Como sabemos, um ponto fundamental é a criação de novos empregos para a população ribeirinha e indígena, o que acarreta em grandes lucros financeiros, pois a mão de obra lá é mais barata, mas também trará a destruição de alguns empregos já existentes, como por exemplo, a pesca, plantação e transporte, pois diminuirá a vazão do rio.
Alguns locais sofreriam com inundações, prejudicando assim a população e os agricultores da região, pois estes seriam obrigados a deixarem suas fazendas e casas, e começarem vida nova longe do local e como sabemos o começo nunca é fácil, então imagine recomeçar.
Entretanto, ao mesmo tempo ela beneficiará 20 milhões de pessoas durante um ano, o que significa que mais pessoas terão em suas casas luz, pois mesmo que não pareça ainda existem brasileiros que desconhecem a energia elétrica.
Portanto, isso significa que como a maioria de obras que ocorrem, ela trará benefícios e prejuízos. A construção da Usina poderia tirar milhares de pessoas da miséria por causa da geração de novos empregos, mas pode colocar pessoas que atualmente tem uma vida estável, em um nível de pobreza pela destruição de seus lares e empregos.
Enfim, se evitarmos que muitas famílias sejam prejudicadas com a construção da Usina, ela se torna algo viável, mas já se isso não for evitado, ela se torna algo um tanto quanto inútil, pois tudo que pode "ferir" alguém, não faz bem pra ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário