sábado, 22 de junho de 2013

Educação no Brasil

Sabemos que a educação no Brasil não está nem um pouco boa, mas isso não é motivo para justificar a falha na educação em casa e nas escolas. São poucos os investimentos nas unidades escolares, também é pouco o salário dos professores e outros funcionários que desempenham um papel na educação; nas casas também é pouco o tempo que os pais possuem para seus filhos e esse tempo não é utilizado para educação. É uma situação complicada, mas isso não justifica que sejamos pessoas ignorantes quanto a tudo que acontece.
Existem pessoas com sérios problemas de violência, que não sabem conversar civilizadamente com alguém que já partem para agressão, seja física ou psicológica. Existem pessoas que possuem dificuldade no escrever e por causa disso irão ter dificuldades na hora de fazer uma prova, por exemplo o ENEM, que é exigido que se escreva corretamente e se tenha acentos e pontuações nos locais adequados, não se podendo usar gírias (como: vc, pq, tbm, tdb, e outras), sabemos que essa é uma linguagem da internet e por isso não deve ser levada para o mundo real.
Existem pessoas com dificuldades de relacionamento, que não se enturmam e conversam pouco, muitas vezes por que sofreram bullyng, ou por falta de vontade mesmo, mas sabemos que relacionamento interpessoal é importante para conseguir um emprego ou, qualquer outra coisa que exija um diálogo "inteligente".
Muitas pessoas também possuem letra ilegível, ou seja, na hora que vão preparar seu currículo  a pessoa que vai avalia-lo deve ter ao seu lado, no minimo, uma bola de cristal para poder entender o que está escrito (lembrando: no currículo  se torna mais interessante se utilizarmos a expressão "curriculum vitae").
Isso não é falha na educação, isso se chama falta de vontade de estudar, de mudar e de tentar fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário